Audiência Pública com Detran

 

O Laboratório de Políticas Públicas e Sociais conseguiu marcar uma Audiência Pública para debater e discutir formas para reduzir acidentes envolvendo ciclistas/ bicicletas, seja envolvendo veículos automotores, motocicletas ou até mesmo pedestres, bem como aumentar a segurança no trânsito dos usuários de bicicletas.

Outras entidades que desejarem subscrever o pedido sintam- se convidadas!

Pedido Detran – RS – Lappus

Desafio Intermodal Porto Alegre

O desafio Intermodal tem como proposta vislumbrar o cotidiano no trânsito em nossa cidade através da utilização diferentes modais comuns na mobilidade urbana de nossa cidade.

Data: 09/05 (quarta-feira) às 18h.
Trajeto: Rua da Praia Shopping até Cidade das Bicicletas (Marcílio Dias 1091)
Modalidades que vão competir: automóvel, ônibus e bicicleta.

Maiores informações: http://desafiointermodalportoalegre.wordpress.com/

I Fórum Mundial da Bicicleta em Porto Alegre

O primeiro Fórum Mundial da Bicicleta, que acontecerá em Porto Alegre de 23 a 26 de fevereiro de 2012, é um espaço para discutir o futuro das cidades e o papel da bicicleta nos âmbitos social, econômico, ambiental, esportivo e cultural. A iniciativa partiu da reunião de moradores de Porto Alegre que utilizam a bicicleta para a prática do esporte, transporte urbano, lazer, bem como empresários do setor de comércio e serviços.

A data para o Fórum Mundial da Bicicleta foi escolhida em virtude do aniversário de um ano do atropelamento intencional que ocorreu contra os participantes da Massa Crítica de Porto Alegre, em 25 de fevereiro de 2011, que gerou manifestações de solidariedade em diversas cidades do mundo e vem fomentado a discussão sobre a violência no trânsito.

programação provisória do evento traz painéis com a participação de expoentes do cicloativismo e das áreas de mobilidade urbana, ciclismo de competição, turismo relacionado à bicicleta e o papel da bicicleta no fomento à economia, bem como oficinas autogestionadas sobre diversos assuntos relacionados ao ciclismo urbano, turístico e esportivo. A participação tanto nos painéis quanto nas oficinas é gratuita e aberta a toda a população.

A organização do Fórum Mundial da Bicicleta é completamente horizontal e conta com o apoio de diversas pessoas e instituições:

Entidades:

Caminhos do Sertão Cicloturismo
LAPPUS
Oficina Comunitária da Cidade da Bicicleta
Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Confira a programação: Fórum Mundial da Bicicleta